Respostas
Quando a gente pensa em uma fonte – dessas mágicas, que realizam desejos –, normalmente o que nos vem à cabeça é um lugar afastado, sereno, bucólico, no meio de um parque ou em um lindo jardim. Porém, em Montevidéu, você vai encontrar uma fonte dessas em um local cheio de lojas, carros e pessoas que caminham num vai-e-vem intenso. Essa fonte é especial, ela realiza apenas um tipo de desejo: o amor. E para pedir esse milagre não se usa uma moeda, mas sim um cadeado. A lenda diz que quando dois apaixonados escrevem suas iniciais em um cadeado e o prendem à Fuente de los candados, eles retornarão juntos para visitá-la novamente e seu amor será eterno.
Cadeados dos enamorados
Nas férias desse ano estivemos três dias em Montevidéu. Depois de andarmos por lindos parques começamos a conhecer melhor o centro da cidade. Andando a pé, paramos para muitas vezes para olhar as belas fachadas dos edifícios, e estávamos surpreendidos pelas ruas limpas e arrumadas, por pessoas simpáticas e educadas… E assim, passando pelos mais lindos recantos do centro. Mais precisamente na Avenida 18 de Julio, umas das principais de Montevidéu, nos deparamos com uma fonte cheia de cadeados e a curiosidade nos convidou a chegar mais perto.
Placa da Fuente de los candados
Pitoresca e romântica, não chamaria a atenção de alguém se não fosse pela placa que a acompanha e que tem a seguinte redação: “A lenda desta jovem fonte diz que se você colocar um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam, voltarão juntos para visitá-la e seu amor viverá para sempre…” Lenda, certa ou não, tem sido eficaz, uma vez que tem centenas de cadeados que foram colocados por vários amantes. Nós colocamos o nosso! Ficamos cada qual com uma das chaves, e a terceira chave enterramos aos pés de uma linda escultura de ninfas e regamos com vinho, no Parque del Prado.