Respostas
Enquanto no Brasil a proximidade do final do ano é marcada pelo início do Horário de Verão, em Portugal esse período é precedido pelo Horário de Inverno, cuja finalidade é a mesma, porém, com a diferença de que no Brasil os relógios são adiantados em 1 hora e, em Portugal, atrasados em 1 hora.
A adoção do Horário de Inverno (ou de Verão no Brasil) começou há mais de cem anos, tendo como objetivo a economia de energia. Ao longo deste século houve exceções à regra e, em alguns anos, o horário de Portugal ficou alinhado com o resto da Europa. Houve um período de quatro anos em que foi adotada a hora central europeia. Foi em 1992 (não houve mudança para a hora de inverno) e durou até 1996. Essa medida acabou tendo impactos negativos, resultando em um aumento de acidentes rodoviários, pois as pessoas saíam de manhã ainda sonolentas e o consumo de remédios ansiolíticos disparou, provocando um grande impacto nas escolas, sobretudo no inverno.
Em Portugal também existe o Horário de Verão, que é o retorno ao horário convencional. Ele começa nos últimos dias de março, quando os relógios são adiantados em 1 hora.
Essas alterações de horário de verão/inverno, juntamente com as diferenças de fusos entre Brasil e Portugal, podem atrapalhar um pouco quem está viajando ou morando na Europa e quer se comunicar com parentes e amigos brasileiros. Por isso, explicaremos a seguir as principais diferenças de fuso horário entre os dois países para você não se perder.