Segundo Minayo, citado pelo Ippuc e pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) (2001), a qualidade de vida deve ser entendida como o “conjunto dos elementos sociais, econômicos, físicos, políticos e culturais, com validade universal, que contribuem para o bem estar da população”.
De acordo com Borja e Moraes (2001), existem algumas categorias de indicadores para avaliar a qualidade ambiental urbana. Identifique a alternativa que relaciona corretamente o indicador com suas respectivas variáveis:
A
Infraestrutura social – abastecimento comercial, comunicação e transporte público.
B
Infraestrutura urbana – energia elétrica, iluminação e sistema viário (mobilidade e acesso).
C
Saneamento – saúde, educação e lazer e cultura.
D
Moradia – confortos acústico, térmico e visual e de qualidade do ar.
E
Cidadania - conforto e segurança construtiva, acesso à propriedade, posse da Terra, localização e higiene.
Respostas
B. Infraestrutura urbana – energia elétrica, iluminação e sistema viário (mobilidade e acesso).
A qualidade de vida é um tema importante, visto que os indivíduos precisam de condições básicas, tanto sociais, como políticas, econômicas e culturais para terem um bem-estar.
De acordo com Borja e Moraes, a qualidade de vida está ligada a infraestrutura urbana, isto é, necessita-se de energia elétrica, que é um elemento básico.
Além disso, ter acesso a mobilidade, com transporte para se locomover para os lugares.
Abraços!
A resposta correta é a letra B) Infraestrutura urbana – energia elétrica, iluminação e sistema viário (mobilidade e acesso).
Geralmente um sistema de indicadores de qualidade ambiental urbana é executado com o intuito de que ele sirva de instrumento para a tomada de decisão dentro da gestão integrada de qualquer zona.
Dessa forma, ele pode vir a ser replicado em outras regiões com o intuito de proporcionar um pouco de qualidade vida para os indivíduos de uma determinada região.
Bons estudos!