Respostas
Podem também se reproduzir na forma do ciclo lisogênico, em que o vírus injeta o seu DNA e o incorpora ao DNA da célula infectada, que durante a divisão celular o material genético da célula é replicada junto com o do vírus e é distribuída entre as células filhas.
Espero ter ajudado.
- Nos vírus de DNA (bacteriófagos) a reprodução tem 2 ciclos: cilo lítico, e ciclo lisogênico.
no ciclo lítico o bacteriófago despeja seu DNA viral na célula hospedeira, e esse DNA destrói o DNA da célula, e assim, novos nervos de DNA virais são criados, e cada DNA viral é transcrito em RNA mensageiro, r depois os vírus são criados e liberados para a corrente sanguínea para infectar outras células.
no ciclo lisogênico o DNA viral é despejado na célula hospedeira da mesma forma, mas seu DNA não é destruído, o DNA viral é "encaixado" junto ao da célula, e a célula hospedeira se duplica junto com o DNA viral
- Nos vírus de RNA (ribovírus) acontece de duas formas também:
quando o ribovírus é um retrovírus 1- o vírus entra na célula por fagocitose, 2- acontece a transcrição reversa do RNA para um DNA 3- O DNA viral é incorporado ao cromossomo da célula, formando um provírus. 4- genes virais são transcritos e traduzidos, e novas particulas virais são formadas. 5- os vírus formados saem e infectam outras células
quando um ribovírus não é um retrovírus o RNA viral é injetado na célula hospedeira, e é transcrito em vários RNAm, e o RNA viral assume o comando da célula hospedeira, outros RNAm são criados a partir do inicial. e por brotamento, essas novas partículas de vírus saem da célula e infectam outras.