• Matéria: Português
  • Autor: gabiduutra
  • Perguntado 7 anos atrás

Mentes saudáveis, escolas sãs .

Num mundo em que câmeras de segurança, cercas elétricas, coletes à prova de bala e carros blindados tornam-se elementos cada vez mais comuns, é impossível não perceber que o medo da violência também cerca as escolas.
Primeiramente, deve-se observar que a violência registrada nas escolas não corresponde apenas a pequenos resquícios do que ocorre nas ruas. Várias vezes, são noticiados casos de balas perdidas que atingem crianças dentro de suas salas de aula em diferentes comunidades. Contudo, atitudes que agridem o outro emanam também do próprio ambiente escolar.
Não se pode considerar agressão apenas aquela que é ilustrada pelo contato físico. Atualmente, bullying virou palavra-símbolo das relações interpessoais e, nesse sentido, cabe destacar que a violência também ocorre nas ofensas verbais, na "brincadeira" incômoda, na segregação, entre outros exemplos. Essas atitudes, por vezes veladas, doem tanto ou mais que "um tapa".
Tais fatos apontam para a necessidade de se construir ou reconstruir valores. Quem respeita a si e ao outro não agride, não desrespeita. Sabe fazer uso de um bem essencial para a convivência: o altruísmo. E esse bem se torna o fio condutor para relações mais harmônicas e eficazes. Torna a escola um ambiente saudável e propício à produção do conhecimento.


1. A introdução de um texto é a parte responsável pela apresentação do posicionamento do autor sobre determinado tema. a. Desse modo, indique os recursos linguísticos que foram utilizados, no primeiro parágrafo, para que o autor provocasse uma aproximação entre seu ponto de vista e o leitor. b. Sintetize, com suas palavras, o ponto de vista do autor.

Respostas

respondido por: makmorales
2

a. A introdução de um texto usa o recurso linguístico da hipérbole, que é o uso repetitivo de vários termos com o objetivo de reforçar uma ideia, que no caso, é a da violência.

b. O ponto de vista do autor é basicamente de que o bullying é o primeiro tipo de violência que surge na escola e, consequentemente, pode desencadear episódios maiores.

Também aponta que os valores presentes nas relações interpessoais precisam ser revisados e revigorados, sendo altruístas e não competitivos.

Abraços!

Perguntas similares