• Matéria: Música
  • Autor: Biah1006
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerando que “não há neutralidade quando tratamos de educação” e que “Educação é sempre um ato político”, como afirmou Paulo Freire, é preciso que saibamos como travar essa caminhada, e para isso faz-se necessário que conheçamos os caminhos possíveis dentro de nós.

Diante da abordagem aqui apresentada:

• Como você se posiciona em relação a possibilidade de “educar para um outro mundo possível”?

Falamos em caminhada, então pergunto:

• Em quais possibilidades e para quê você acredita ser possível atuar como professor, considerando o trecho do poema Caminhante, do espanhol Antonio Machado, quando aponta a seguinte reflexão:

"Caminhante, são teus passos

O caminho e nada mais;

Caminhante, não há caminho,

Faz-se o caminho ao andar".

Respostas

respondido por: alessandramach
5

Levando-se em consideração as premissas do enunciado, a Educação é sempre o melhor caminho para um possível mundo melhor, com mais justiça, mais igualdade e mais oportunidades para todos.

É apenas por meio da educação que podemos evoluir para condições de vida mais compatíveis com a essência humana, por meio da transmissão e da absorção do conhecimento e do desenvolvimento das competências cidadãs.

O professor é um artífice indispensável nesse processo, pois ele é aquele quem inspira, quem motiva, quem transmite o conhecimento; é um modelo e um exemplo a ser seguido, desde que ele atue como transmissor desse conhecimento.

Entretanto, o professor não dita o caminho; ele ajuda a construir o caminho, por meio da troca de experiências e de vivências.

O caminho do aluno é sempre construído por ele mesmo, sempre de acordo com o seu desejo, com a inspiração daqueles que já construíram a sua estrada.

Espero ter ajudado!


Biah1006: obrigada! ^^
nicesantos83: obrigada
respondido por: cleusiianeferreirada
0

Resposta:

essa menina que respondeu de cima é fodaaaa

Perguntas similares