Pedagogia crítico-social dos conteúdos Pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento ( ) Sua base teórica advém da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani. ( ) Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para, assim chegar à alteração das relações sociais. ( ) Seu principal foco é a democratização da escola, buscando a permanência das classes trabalhadoras em sala. ( ) Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento. ( ) Considera a teoria expressão da prática; assim, a prática é o elemento central na sua proposta.
Respostas
respondido por:
0
V-F-V-V-V.
As três escolas pedagógicasapresentadas na alternativa IV, contemplam as teorias não-críticas, e, não as críticas, sobre como a pergunta dialoga.
Além disso, é importante notar que nessas teorias, a educação tem um caráter supra-social,ou seja, para ser mais exato, ela não está ligada a qualquer classe social específica.
Por fim, essa concepção vai na contramão da apresentação do conteúdo e assimilação direta, pois aqui, o professor assume um papel de mediador do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento independente do aluno.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás