Escreva um texto analisando a Sociedade Francesa antes da revolução.
Respostas
A revolução Francesa foi um grande marco na história, pois, inaugurou o início da Idade Contemporânea e que serviu de inspiração para a maioria dos movimentos de contestação à ordem estabelecida. Pode se dizer que, o início dessa revolução foi definida quando a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era símbolo do Antigo Regime. Porém, quais foram os antecedentes desse movimento? como era composta a Sociedade Francesa da época?
Para poder entender o que motivou esse ato revolucionário, é fundamental caracterizar a sociedade francesa contra qual os revolucionários se insurgiram. A sociedade francesa era dividida em ordens. O clero e a nobreza, primeiro e segundo estados respectivamente, desfrutava de diversos privilégios. Dentre esses benefícios, aquele que mais gerava revolta no terceiro estado, era o fato do primeiro e segundo estado não pagar imposto.
Continuando a descrição da sociedade francesa, distante do luxo da aristocracia, o terceiro estado era composto pela maior parte da população francesa. Era responsável pelo sustento do Estado, seja por meio do trabalho no campo e nas cidade ou mesmo mediante o pagamento de impostos para a coroa, para os senhores e para a Igreja. O terceiro estado era composto pela alta e pequena burguesia e pelos trabalhadores urbano e rurais.
Essa configuração da sociedade francesa junto com outros fatores, dentre eles, as escassas colheitas que aconteciam devido a problemas climáticos e os altos gastos que a frança teve com a guerra dos sete anos e o apoio a independência dos Estados Unidos, impulsionaram o movimento revolucionário.