João está na cozinha para tomar seu lanche da tarde junto com seu irmão Vanildo. Vanildo coloca a mesma quantidade de refrigerante em dois copos diferentes, sendo um mais largo que o outro. O mais largo e mais baixo Vanildo entrega para o João e fica com ele o copo mais alto e mais fino. João questiona seu irmão e não considera a partilha justa, pois para ele, seu copo contém menos refrigerante que o copo do irmão.
A- Aponte qual período de desenvolvimento piagetiano o personagem João está e descreva as principais características desse período que te levaram a esta conclusão.
B- Como professor de educação Infantil, proponha uma intervenção para a situação descrita na qual João compreenda o processo.
C- Pesquise e descreva uma outra atividade/teste piagetiano que pode ser feita com crianças para identificar o período de desenvolvimento em que elas se encontram.
Respostas
Olá.
Questão A
João está no 2° período ("2ª infância"), o Pré Operatório, que vai de 2 a 7 anos. Nesse período a criança desenvolve a linguagem (o que justifica João conseguir falar), mas ainda não é capaz de pensar de forma lógica (o que acontece no 3° período, nomeado de "Operações Formais").
Questão B
Para resolver o problema, é necessário desenvolver um raciocínio que prove que os copos suportam/tem o mesmo volume. Um meio de fazer isso é passar o suco entre os copos, usando outro como intermediário - testagem. Ex.: pegar um copo e despejar todo o seu conteúdo noutro que está vazio. Após isso, pegar o outro copo cheio e despejar seu conteúdo no copo recém esvaziado. Apenas esse processo é suficiente para demonstrar de forma lógica e ilustrativa que os copos suportam o mesmo volume.
Questão C
Ex.: Segundo Piaget é no período das Operações Formais que o indivíduo desenvolve a capacidade de pensar de forma lógica. Para testar o raciocínio lógico, existem diversos testes de assimilação de imagens (alguns podem ser pegos da Gestalt) e até com cálculos. Caso consiga passar pelos testes, estaria na fase supracitada ou em uma superior.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos