Respostas
O retículo endoplasmático é uma organela membranosa que, muito provavelmente, surgiu à partir da invaginação da membrana plasmática e está presente em todas as células eucariontes. Ela se trata de um complexo e extenso sistema interconectado de membranas, contínuo ao envelope nuclear, podendo se estender por toda a célula. Esse sistema está disposto de maneira a se dobrar diversas vezes formando algo semelhante a canais e/ou sacos que são denominados cisternas.
O retículo endoplasmático ( RE ) é uma rede ramificada de diferentes cavidades nas células eucarióticas. Assim, você pode encontrar a organela celular em quase todas as células vegetais e animais. Lá é distribuído em grandes partes do interior da célula. O retículo endoplasmático é circundado por membranas e conectado ao núcleo por poros nucleares.
Você pode distinguir entre dois tipos: o retículo endoplasmático rugoso ( ER rugoso ) e o retículo endoplasmático liso ( ER liso ). Em contraste com o RE liso, o RE rugoso tem “pequenas esferas”, os ribossomos, em sua superfície.
As duas formas também diferem em sua função. O RE rugoso está envolvido principalmente na produção ( biossíntese de proteínas ) e no dobramento de proteínas. A tarefa do RE liso é produzir várias substâncias, como ácidos graxos ou hormônios, e desintoxicar a célula.
Mais sobre retículo endoplasmático:
https://brainly.com.br/tarefa/3366168