• Matéria: Filosofia
  • Autor: yzasilvak
  • Perguntado 7 anos atrás

Genteeeeeee plmdsssssss
Eu preciso estudar sobre arché de Pitágoras: os números, vai ser tipo antigamente na Grécia, eu vou defender e ser Pitágoras. Alguém poderia fazer/me ajudar a fazer um resuminho pra ser Pitágoras amanhã ? Aaaaaqqqqqqaaaa tô muito lascada

Respostas

respondido por: bielalvesribeiro12
1

INTRODUÇÃO ( Só uma base não precisa falar só se quiser )

Pitágoras foi um pensador envolto em elementos legendários, o que faz ficar difícil distinguir nele e em seus discípulos o histórico do fantástico. Com tudo isto, ele não deixa de ser uma pessoa muito importante no desenvolvimento da história do saber.

Embora ele não tenha deixado escritos, historiadores lhe atribuem três textos trabalhados por ele que versam sobre a educação, o homem de estado e a natureza.

Desta maneira, ele é considerado um reformador moral e religioso. Algumas vezes ele é apresentado como um homem de ciência, outras como o mentor de doutrinas místicas, isto se deve ao fato dele não ter escrito nada e dos acusmáticos terem divulgado a sua doutrina. Portanto, desta maneira, ocorreu uma literatura corrente de valor, em grande parte, como testemunho histórico das doutrinas do próprio Pitágoras. Atualmente, alguns trabalhos são considerados ficções pseudônimos de origem posterior.

O Número •

O problema da arché é, precisamente, também, o de Pitágoras. Para ele, o número é a arché de todas as coisas. Esse é entendido tanto no sentido quantitativo, isto é, matemático, como no sentido qualitativo, ou seja, metafísico.

Nos números são distintos os pares (ilimitado) e o ímpar (limitado). Eles são entre si opostos e esta oposição se encontra em toda a natureza, explicando assim os seus contrastes. Os números, desta forma, são a razão do dever e da harmonia. Por este motivo, nas coisas há um princípio de ordem e harmonia.


yzasilvak: Obrigada <3
bielalvesribeiro12: :)))
Perguntas similares