Respostas
O método Rolfing é uma técnica manual que tem como objetivo “melhorar a fluência do movimento, considerando o ser humano como um todo”, de acordo com a rolfista Thais Ushirobira.
O profissional tem função de manipular o corpo visando mudanças significativas, como o reforço do equilíbrio e da liberdade de movimentos, por meio de “toques focados em um tecido chamado fáscia, que percorre todo o nosso corpo, conectando e diferenciando todas as partes”.
Não sabe o que é fáscia? O rolfista Luiz Simões explica: “A fáscia é uma estrutura – como se fosse uma rede ou uma roupa – que envolve nossos ossos, músculos, nervos e órgãos”.
Foi criado por Ida Rolf, uma Doutora em Bioquímica da Universidade de Columbia. A norte-americana, motivada por um acidente que sofreu na adolescência, após ficar com sequelas físicas e não encontrar soluções na medicina tradicional, definiu seu objeto de estudo.
Dedicou-se à pesquisa de trabalhos corporais com abordagem funcional e estrutural, e através de suas próprias experiências desenvolveu o tratamento de integração estrutural, conhecido como método Rolfing.
O Rolfing ajuda no tratamento de problemas e desconfortos habituais da vida das pessoas, como: má postura, hiperescoliose, hipercifose, hiperlordose, estresse de diversas ordens (alimentar, profissional etc), insônia e, principalmente, dores.
Segundo Luiz, o método é válido para todas as pessoas. “Inclusive para os atletas, pelo fato de auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento de lesões de joelho, tornozelo, quadril, coluna e ombros“.