A respeito do mercado interno da colônia, assinale a alternativa correta:
a.
Os engenhos de açúcar eram extremamente dependentes da agricultura e da pecuária praticada em propriedades menores, já que não havia atividade de subsistência no interior desses latifúndios.
b.
De acordo com alguns autores, como Caio Prado Jr., a dinâmica econômica interna da América Portuguesa ganhou força a ponto de, em alguns períodos, determinar os rumos da política colonial.
c.
Um dos mais importantes pólos econômicos voltados ao mercado interno era o sul do país, com sua expressiva produção de gado.
d.
Diferentemente do que ocorria com a produção de açúcar, os ganhos provenientes da mineração serviam principalmente para aquecer o comércio interno da colônia.
Respostas
a resposta correta é a letra (C) pois até hoje, a carne de boi vinda do sul é a mais exportada.
Resposta:
Letra C
Explicação:
Em suma, a região do Rio Grande do Sul foi uma peça chave do sistema colonial, mas não como geradora de riquezas via exportação, e sim como base de abastecimento interno da Colônia.
Assim, a economia do Brasil meridional se formou com base primeiramente na exportação de couro e, somente no final do século XVIII, da carne transformada em charque (carne seca), o que permitia seu transporte por longas distâncias sem que apodrecesse. Esse fenômeno coincidiu com outro fato econômico de primeira importância: precisamente durante esse período, os centros urbanos brasileiros, em parte por causa do surto da mineração no sudeste, desenvolveram-se e se tornaram mais populosos, o que aumentou radicalmente a demanda por alimentos.