• Matéria: Filosofia
  • Autor: julianaportesoliveir
  • Perguntado 7 anos atrás

1)

Leia as asserções a seguir, elas se referem à concepção agostiniana de conhecimento.
I. Para Santo Agostinho uma verdade imutável só poderia provir de Deus, que é a perfeição,
UMA VEZ QUE
II. o homem é sempre sujeito ao erro.
Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre a filosofia de Agostinho:

Alternativas:

a)

A asserção II se contrapõe à asserção I.

b)

As duas asserções são falsas.

c)

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

d)

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

e)

A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica.

2)

(UFU – 2005 – Adaptado) "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’" (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 87).
A partir do texto e dos conhecimentos sobre o pensamento de Rousseau, é correto afirmar:

Alternativas:

a)

Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho em relação aos semelhantes.

b)

A desigualdade é um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condições sociais decorrentes da evolução histórica da humanidade.

c)

A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação da individualidade e das diferenças sociais.

d)

A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens.

e)

Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.

3)

Definiu o campo das ações éticas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também compõem um campo especial no qual a decisão e a escolha são essenciais. Deu importância à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.

O filósofo que trabalhou sobre essas reflexões foi:

Alternativas:

a)

Pitágoras.

b)

Protágoras.

c)

Sócrates.

d)

Aristóteles.

e)

Platão.

4)

Platão se dedicou a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão. Para ele há diferentes maneiras de conhecer, diferentes graus de conhecimento. 

Sobre as formas de conhecimento para Platão podemos afirmar que:
I. Há quatro formas diferentes, quatro graus de conhecimento que vão do grau inferior ao superior: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
II. Os graus de conhecimento, por sua vez, se dividem em dois grupos: conhecimento sensível e conhecimento inteligível.
III. Devemos nos aproximar do conhecimento sensível e nos afastar do conhecimento inteligível.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I e II.

b)

II e III.

c)

Apenas I.

d)

Apenas II.

e)

I, II e III.

Respostas

respondido por: elamambretti
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1. Sobre a concepção agostiniana de conhecimento:

e)  A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica.

Para Santo Agostinho, o conhecimento é a capacidade de concluir verdades imutáveis  por meio dos processos mentais. Como o homem  é inconstante e sujeito ao erro, uma  verdade imutável não pode provir dele mesmo, mas de Deus, que é a própria perfeição. Assim, o ser humano  tem pensamento autônomo e acesso à  verdade eterna, mas depende, para isso, de iluminação divina.

2. Sobre o pensamento de Rousseau:

a)  Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho em relação aos semelhantes.

Rousseau vê na vida natural um estado inocente do homem, não possuindo noções do bem e do mal. Foi a passagem do homem natural ao homem social, a origem das desigualdades: quando o ser e o parecer tornaram-se diferentes. No estado natural, os homens viviam ainda sem lei ou líder, tendo como único juiz a sua própria consciência. E cada qual sendo juiz a sua maneira tem inicio o estado de guerra de todos contra todos.

3. Deu importância à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.  O filósofo que trabalhou sobre essas reflexões foi:

d)  Aristóteles.

As virtude são uma excelência alcançada pelo caráter e é a força interior do caráter que consiste na consciência do bem e na conduta definida pela vontade guiada pela razão, pois cabe a razão o controle sobre instintos e impulsos irracionais que existem na natureza de todo ser humano.

4. Sobre as formas de conhecimento para Platão podemos afirmar que:

a)  I e II.

Para Platão, das quatro formas de conhecimento, a crença e a opinião são conhecimentos ilusórios e devem se afastas da Filosofia, enquanto o raciocínio e a intuição intelectual devem ser considerados válidos.

Faz distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, obtido pelos sentidos do corpo, e o conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.

Bons estudos!

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