• Matéria: Filosofia
  • Autor: julianaportesoliveir
  • Perguntado 7 anos atrás

3)

Segundo Marilena Chauí podemos fazer a distinção entre o uso vago e generalizado da palavra política e um outro, mais específico e preciso, que fazemos quando damos a ela três significados principais e inter-relacionados:

I. O significado de governo, compreendido como administração e direção do poder público, sob a forma do Estado. Governo e Estado são diferentes: governo está relacionado aos projetos e programas que uma parte da sociedade propõe para o todo, enquanto Estado é formado por um conjunto de instituições permanentes que permitem a ação dos governos.

II. O significado de atividade realizada por especialistas, dentre eles os políticos, que pertencem a um tipo de organização sociopolítica: os partidos políticos. São esses partidos que disputam o direito de governar, ocupando cargos no Estado.

III. O significado derivado do segundo sentido, que é de conduta duvidosa, repleta de interesses particulares disfarçados e quase sempre contrários aos interesses gerais da comunidade e conseguidos por meios ilegítimos ou ilícitos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I, somente.

b)

I e II.

c)

I e III.

d)

II e III.

e)

I, II e III.

4)

Marilena Chauí ressalta quatro pontos nos quais podemos notar a ruptura maquiavelista com a tradição política:
I. Para Maquiavel não há qualquer fundamento anterior e exterior à política: nem razão, nem Deus ou Natureza.
II. Já que a sociedade é dividida na sua origem, jamais poderá se compor como uma comunidade homogênea, única, lutando por um objetivo como o bem comum. Maquiavel diz que essa imagem falsa de unidade social é uma arma que os poderosos utilizam para ludibriar, oprimir e comandar o povo, como se os interesses dos grandes e dos populares fossem únicos, como se todos fossem irmãos vivendo em harmonia na comunidade.
III. Maquiavel recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas. O que significa que o príncipe deve ser respeitado e temido – o que só é possível se não for odiado. A virtude política do príncipe aparecerá na qualidade das instituições que souber criar e manter e na capacidade que tiver (fortuna ou sorte) para enfrentar as ocasiões adversas.
IV. Maquiavel rejeita a divisão clássica dos regimes políticos, assim como suas formas ilegítimas. Na visão maquiavelista, todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legítimo ou ilegítimo. O critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade é a liberdade.
É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I, II, III e IV.

b)

I e IV.

c)

I, II e III.

d)

I, II e IV.

e)

II e IV.

Respostas

respondido por: alessandramach
24

3)  A alternativa correta da questão é a letra B: I e II.

A distinção política de Estado e Governo ocorre nos seguintes níveis:

-O Governo é responsável por elaborar programas e projetos que visem ao bem da coletividade, os quais são definidos por uma parte desta.

O Estado tem a função de exercer e de aplicar esses projetos e programas que foram estabelecidos pelo Governo, co-participando do mesmo.

Os políticos fazem parte ge organizações sociopolíticas, que são os partidos políticos.

Eles disputam entre si o direito de governar, ocupando cargos do Estado.

Apesar de haver uma disputa entre interesses particulares e que nem sempre são a favor da comunidade, a política em si é algo bom, inerente ao ser humano e que deve ser utilizada em benefício de todos.

Recomenda-se não postar questões múltiplas, a fim de que possa ser ajudado da melhor forma.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares