“Confirmamos a importância dos governos locais na construção de cidades educadoras: os representantes dos cidadãos escutam, animam, sugerem, coordenam, propõem, lideram e executam [...]. A cidade educadora é, ao mesmo tempo, uma proposta e um compromisso necessariamente partilhados, basicamente, pelos governos locais e pela sociedade civil”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLOT, Pilar Figueras. Cidades educadoras: uma aposta de futuro. In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p. 20. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características de cidades educadoras listadas na Carta das Cidades Educadoras (Aice), analise as afirmativas: I. Uma cidade educadora tem personalidade própria e está integrada no país onde se situa – é, por isso, interdependente do território do qual faz parte. II. Na cidade educadora, o principal objetivo é organizar estruturas materiais que possam levar seus habitantes a adquirir conhecimentos, mantendo um caráter independente, sem interferência de outros centros urbanos. III. A cidade educadora tem como principal objetivo enriquecer o cotidiano e a vida de seus habitantes, pelo aprender, pelo trocar e pelo partilhar. São corretas apenas as afirmativas: A I B I e III C I e II D II e III E II
Respostas
II E III.
As cidades educadoras não são interdependentes de seu local pois ela carrega os valores e o desenvolvimento daquela sociedade.
A paisagem está diretamente ligada a compreensão de um determinado local, como um beira-mar ou o pôr do sol na praia, não necessariamente tem conexão com as modificações tecnológicas criadas pelo homem.
As relações de trabalho como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de trabalho e ação.
O conhecimento das relações de trabalho e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
Resposta é a letra B .
B l e III
Comentário: As afirmativas I e III são corretas, pois: “A Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice) esclarece, por meio da Carta das Cidades Educadoras, seu posicionamento acerca da inserção da cidade educadora no amplo contexto dos territórios nacionais. Para ela, tal cidade ‘tem personalidade própria, integrada no país onde se situa é, por consequência, interdependente do território do qual faz parte. É igualmente uma cidade que se relaciona com seu meio envolvente, outros centros urbanos do seu território e cidades de outros países. O seu objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida de seus habitantes [...]” (livro-base, p. 25). A afirmativa II é incorreta, pois a interdependência – de outros centros urbanos, inclusive – é uma característica fundamental das cidades educadoras (p. 25).