Respostas
O estopim para o início da guerra ocorreu no dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina. Nesse dia, o príncipe austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, fazia uma visita de carro à capital da Bósnia. Então, um militante pan-eslavista, pertencente a uma sociedade secreta ultranacionalista, a Jovem Bósnia, ramificação da Mão Negra, chamado Gravilo Princip, matou a tiros o príncipe e sua esposa. Com isso, imediatamente, a Áustria-Hungria invadiu a Sérvia e a política de alianças fez o seu papel: a Rússia, que defendia a Sérvia, declarou guerra à Áustria-Hungria; a Alemanha, aliada da Áustria-Hungria, declarou guerra à Rússia e, aproveitando a oportunidade, decidiu lutar em duas frentes, invadindo então a França; a Inglaterra, aliada da França e já há tempos com medo da expansão da indústria alemã, declarou guerra à Alemanha; a Itália, aliada da Alemanha, declarou guerra à Inglaterra, e por aí vai...
Em 1917, os Estados Unidos entraram para a guerra, do lado da Tríplice Entente, apoiando França e Inglaterra.
O impacto do país de primeiro mundo fez com que esse grupo vencesse guerra, o que forçou os países da Tríplice Aliança a assinarem a própria rendição. Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro tiveram então de assinar o Tratado de Versalhes, impulsionando uma série de punições e restrições para os mesmos.
A Alemanha, por exemplo, teve que reduzir o número de seus soldados, além de autorizar o controle na indústria bélica. Eles também perderam uma região da França chamada ‘Alsácia Lorena’ e o ‘corredor polonês’.
Na Alemanha, o tratado de Versalhes ganhou uma série de repercussões, sendo ele um dos grandes influenciadores da Segunda Guerra Mundial.
Morreram cerca de 10 milhões de pessoas e a inflação disparou em vários países, principalmente na Alemanha.
A primeira guerra mundial singularizo-se por uma certa conjugação de fatores até então inéditos nos conflitos entre povos.
O término da primeira guerra mundial condicionou o surgimento de uma nova conjuntura internacional.