• Matéria: História
  • Autor: gaby050504
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 06
O mercantilismo não é, efetivamente, uma política econômica que vise ao bem-estar social, como se diria hoje; visa ao desenvolvimento nacional a todo custo. Toda forma de estímulos é legitimada, a intervenção do estado deve criar todas as condições de lucratividade.

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. Editora HUCITEC, 1983, p. 174.

Segundo o texto, há um aspecto importante no que concerne ao papel do Estado na economia daquele período, onde o mercantilismo era o pilar da política econômica dos Estados absolutistas. Tal aspecto seria a intervenção estatal, que funcionava como meio de:

A
proporcionar a liberdade econômica entre as colônias e metrópoles, de modo a lançar bases para o liberalismo econômico, descartando a balança comercial favorável e o protecionismo.

B
proporcionar o controle estatal sobre as colônias e evitando que as demais metrópoles europeias possam estabelecer comércio com as colônias, descartando a balança comercial favorável e o protecionismo.

C
proporcionar a liberdade econômica apenas entre as metrópoles, descartando do protecionismo e da balança comercial favorável.

D
proporcionar o controle estatal sobre as colônias, adotando medidas de protecionismo e de balança comercial favorável, para favorecer medidas de acumulação de riquezas.

E
proporcionar o controle estatal sobre as colônias, adotando medidas de protecionismo e liberalismo, para favorecer medidas de acumulação de riquezas.

Respostas

respondido por: nicolelayber2005
22

Resposta:

a resposta e c

Explicação:

Perguntas similares