Laura, professora da Educação Infantil há muitos anos, foi convidada para lecionar para o 5º ano do Ensino Fundamental, após uma mudança de direção da escola. A professora entendeu esse convite como um desafio e o aceitou, pois viu uma possibilidade de crescimento e aprendizagem. Para assumir essa nova turma, preocupou-se em retomar as fases do desenvolvimento cognitivo, propostas por Piaget em sua teoria. Isso porque, de acordo com o referencial teórico adotado pela professora, cada faixa etária encontra-se em um período específico de sistematização do conhecimento, logo, requer metodologias diferentes para conseguir estabelecer novos esquemas cognitivos. Para justificar a postura de Laura, redija um texto argumentativo, contemplando os seguintes aspectos:
Como Piaget define o processo de aprendizagem?
Quais os estágios do desenvolvimento humano estabelecidos pelo teórico?
Quais as características específicas do período operatório concreto, estágio no qual se espera que os alunos do 5º ano estejam?
Qual a mudança metodológica, então, aplicada?
Respostas
respondido por:
0
Piaget utiliza dessas três fases para definir parte dos processos de desenvolvimento da criança o que se relaciona com o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
O período do quinto ano é o das operações formais (11/12 anos).
Deste modo, o indivíduo está condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, onde com o avançar da idade ela passará por diferentes processos de evolução.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás