Os princípios do SUS, que compõem a sua base, são a universalidade, a equidade e a integralidade. O princípio de universalidade reafirma que a saúde é um direito de todos e dever do Poder Público; a integralidade diz respeito a atender às necessidades específicas de cada indivíduo ou grupo de pessoas, de modo a garantir e promover ações de prevenção, promoção, assistência e reabilitação, e a equidade está atrelada à necessidade de diminuir as desigualdades, sejam elas sociais e/ou econômicas, muito presentes em nosso país quando, por exemplo, comparamos diferentes regiões. De acordo com essas informações e de que o SUS também possui outros princípios chamados de Organizacionais ou Operativos, assinale a alternativa que cita corretamente esses princípios, os quais regem sua organização.
Respostas
Além da universalidade, os princípios organizativos do SUS são integralidade, equidade, participação da comunidade, descentralização e a hierarquização e regionalização.
Integralidade: os serviços de saúde, tais como prevenção e promoção da saúde são realizados de forma integral.
Equidade: para minorar as desigualdades, o SUS trata de forma desigual os cidadãos, priorizando aquele que possui uma necessidade maior.
Participação da comunidade: a população pode e deve participar da avaliação das políticas de saúde.
Descentralização: distribuir o poder nas três esferas de governo. (Municipal, Estadual e Federal)
Resolubilidade: quando um paciente chega com uma demanda nos serviços de saúde, este deve ser prontamente atendido, uma vez que o serviço deve ser capacitado para tal. Se não puder ser atendido naquele local, deve ser encaminhado para o local adequado para o atendimento.