Por que discorrer sobre psicologia social comunitária e psicologia política buscando encontrar possíveis liames entre elas? Que aproximações e que distanciamentos poderiam existir entre a Psicologia Social Comunitária e a Psicologia Política, brasileiras e latinoamericanas? Proceder a uma reflexão sobre estas indagações, ao início deste novo milênio, apresenta-se como tendo importância na medida em que pode contribuir para uma avaliação sobre o campo de ação da Psicologia Social Comunitária, permitindo identificar possíveis avanços e dificuldades, presentes tanto no desenvolvimento das suas práticas, como quando do seu processo de consolidação como uma área de investigação e intervenção, voltada para a realidade concreta das pessoas. Outra contribuição poderia derivar de uma discussão sobre o fato de que estes dois campos estiveram, ao longo dos últimos anos e através de seus profissionais e pesquisadores, presentes em situações comuns e lidando com problemáticas e fenômenos psicossociais que se entrecruzaram no terreno tanto das relações sociais concretas como da produção de conhecimento, tendo havido, também, em alguns momentos um intersecções no que tange a assumir uma postura profissional comprometida com a produção de conhecimento socialmente relevante e profícuo. Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Compreender nossa história é fundamental para compreender nossos fazeres e, dessa forma, conseguir projetar nossas possibilidades de atuar, aproveitando as experiências e diminuindo os equívocos. PORQUE II. Saber que temos ressonância com pensamentos de outras pessoas e em muitos lugares diferentes, coloca-nos como cidadão do mundo, onde a solidão não tem morada A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições falsas. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. c.
Respostas
A alternativa B) é a corretas.
Na abordagem histórico-cultural o ser humano se desenvolve através de duas interações com o meio, com a sociedade, com a cultura e com outros indivíduos, além da sua historia e da historia dos seus antepassados.
A partir de suas relações é que o ser humano se desenvolve, a educação apenas complementa essa formação com diversos conhecimentos sobre o mundo e sobre a vida.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
Explicação:
Segue o trecho do texto original:
"Compreender nossa história é fundamental para compreender
nossos fazeres e, dessa forma, conseguir projetar nossas possibilidades
de atuar, aproveitando as experiências e diminuindo os equívocos.
Além disso, saber que temos ressonância com pensamentos de
outras pessoas e em muitos lugares diferentes, coloca-nos como
cidadão do mundo, onde a solidão não tem morada."