O ambiente geral das organizações refere-se a fatores externos que podem afetar indiretamente o rumo de uma organização. Conhecido como macroambiente, pode influenciar e mudar o clima de atuação no mercado de uma empresa. Uma dessas forças indiretas do ambiente externo está relacionada ao desemprego, a mudanças devido a taxa de juros e inflação, entre outros. ALBUQUERQUE, R. A. L. Teorias da Administração. Maringá: Unicesumar, 2019. Diante dessa informação supracitada, identifique qual das forças indiretas aparece no texto: Alternativas Alternativa 1: Tecnológico. Alternativa 2: Econômico. Alternativa 3: Políticos/legais. Alternativa 4: Socioculturais. Alternativa 5: Internacionais.
Respostas
Alternativa 2: Econômico
Página 26:
Econômico: mudanças, como taxas de inflação, desemprego, crescimento do produto interno, taxas de juros, entre outras, causam tanto oportunidades como problemas aos administradores, ou seja, quando está em crescimento, oferece oportunidades, porém, quando a economia se retrai (como em recessões), a demanda despenca, o desemprego cresce, e os lucros encolhem. As organizações devem monitorar de modo a minimizar as fraquezas e capitalizar as oportunidades
O texto faz referência ao ambiente econômico, alternativa 2.
A "saúde" de uma economia pode ajudar a recuperar uma empresa em problemas ou mesmo afundar uma bem organizada: pensemos, por exemplo, em um restaurante perfeitamente administrado em uma área que se torna, de um dia para o outro, um deserto econômico com altíssimas taxas de desemprego - dificilmente se sustentaria.
Logo, fenômenos como o desemprego, inflação e as políticas econômicas afetam o ambiente do negócio.