Leia a charge e a notícia a seguir. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2014. Brasil desperdiça 40 mil toneladas de alimentos todos os dias Embrapa diz que 19 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas com alimento jogado fora. De acordo com o órgão, o desperdício ocorre, principalmente, durante a preparação de refeições Mônica Clica/Flickr São Paulo – O desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia, segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba). Anualmente, a quantia acumulada é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente. De acordo com o estudo, a maior parte dos alimentos é desperdiçada durante o preparo das refeições. O nutricionista Gilcélio Gonçalves de Almeida explica que grande parte dos nutrientes dos alimentos está na casca e que se perde muito com o hábito de descascar legumes e frutas. “A casca da banana pode ser usada para fazer doce ou farofa e ela continua com as propriedades alimentares que ela tem”, argumenta. Além disso, o nutricionista aponta que a casca da abóbora ajuda a controlar o açúcar no sangue. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2014 (com adaptações). Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas. I A culpa pelo desperdício de alimentos é, em grande parte, atribuída ao cultivo de produtos orgânicos, como mostram os dois textos, pois esse tipo de produção requer técnicas que descartam partes das frutas, das verduras e dos legumes. II A crítica da charge baseia-se na oposição entre aqueles que podem escolher o consumo de produtos mais caros e os que não têm acesso à alimentação digna. III O foco da charge é a crítica à produção de orgânicos que, por serem em geral mais caros do que os não orgânicos, geram mais desperdícios. IV. De acordo com a notícia, estima-se que 19 milhões de pessoas passem fome no Brasil.
Respostas
Somente a II.
I A culpa pelo desperdício de alimentos é, em grande parte, atribuída ao cultivo de produtos orgânicos, como mostram os dois textos, pois esse tipo de produção requer técnicas que descartam partes das frutas, das verduras e dos legumes.
ERRADO. Na verdade, o desperdício é causado no momento da preparação dos alimentos. Logo no início do segundo período do texto, é possível ver isso de forma bem clara.
II A crítica da charge baseia-se na oposição entre aqueles que podem escolher o consumo de produtos mais caros e os que não têm acesso à alimentação digna.
CORRETO. Na verdade, trata-se de uma forma irônica de mostrar a desigualdade que há na oferta de alimentos. Nesse caso, a classe social é diretamente responsável pela posse de alimentos.
III O foco da charge é a crítica à produção de orgânicos que, por serem em geral mais caros do que os não orgânicos, geram mais desperdícios.
ERRADO. Conforme discorrido na alternativa II.
IV. De acordo com a notícia, estima-se que 19 milhões de pessoas passem fome no Brasil.
ERRADO. Na verdade, o texto fala que 19 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas. Nesta direção, podemos compreender que o desperdício de alimentos é um dos males da humanidades, já que muitas pessoas passam por necessidades alimentares.
Cuide-se bem!
Resposta:
somente a II está correta
Explicação: