• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lorrainemendon18
  • Perguntado 7 anos atrás

"Em um primeiro momento, antes da Segunda Guerra Mundial, as campanhas nacionais entendiam o analfabetismo como uma mazela social, em que as forc¸as armadas te^m a incumbe^ncia de "acabar" com um inimigo premente". (BORGES, 2009, p. 140).

BORGES, Luís Paulo Cruz. Reflexões necessárias sobre a educação de jovens e adultos: perspectivas, desafios e possibilidades. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, pp. 137-155, Março-Setembro, 2009.

É importante compreender a trajetória histórica da EJA, após a Segunda Guerra Mundial. A ONU, com objetivo de valorizar a paz mundial, procurava chamar a atenção de diferentes países, para a necessidade de integração dos povos. Nesse período, no Brasil, aflora a preocupação com o aumento das bases eleitorais de sustentação do governo, por meio do voto. Historicamente, nesse período, o analfabetismo, era visto pela sociedade como:

I) "flagelo" ou "vergonha" nacional.

II) causa da situação econômica, social e cultural do Brasil. (seria de dificuldade econômica?)

III) situação que favorecia a incapacidade dos sujeitos para cuidar de sua saúde.

IV) algo que colocava o país em situação de inferioridade cultural.

V) vigorosa ação renovadora da sociedade ao promover valores cívicos.

Na sequência, assinale a opção que apresenta apenas as alternativas corretas:

Alternativas:

a)
II – IV.
b)
II – III – V.
c)
I – II – III – V.
d)
I – III – IV
e)
I – II – III – IV.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
15

e)

I – II – III – IV.

Observa-se que o analfabetismo durante o período pós-segunda guerra, era tido como uma "mazela", de forma a representar uma vergonha nacional para a comunidade internacional.

Dessa forma, o analfabetismo seria capaz de atingir diversas dimensões, no sentido de ser tida como as causas de várias outras problemáticas, como a situação econômica e cultural do país, o que refletia o preconceito e discriminação constantes com estas camadas.

Perguntas similares