Respostas
Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos.
Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos. Os primeiros produzem seu próprio alimento através de processos de fotossíntese e quimiossíntese, já os heterotróficos são os consumidores e os decompositores.
Os componentes abióticos, por sua vez, são aqueles fatores não vivos, como a luz, a temperatura, os nutrientes, o solo e a água. Apesar de não darmos muita importância aos fatores abióticos quando pensamos em um ecossistema, eles são fundamentais para a sobrevivência dos organismos. Dentre esses componentes, podemos destacar a radiação solar, que permite o processo de fotossíntese pelos seres fotossintetizantes. Além disso, a água e a temperatura também exercem um importante papel na sobrevivência de organismos.
Resposta:
São os fatores (níveis) Bióticos e Abióticos
Explicação:
Ecossistemas = Fatores Bióticos + Fatores Abióticos
Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.
Os fatores bióticos dizem respeito a todos os elementos associados à interação dos organismos vivos presentes em um ecossistema, como os animais e vegetais.
Os fatores abióticos são os compostos físicos e químicos de um ambiente, sendo capazes de influenciar os seres vivos presentes no ecossistema de modo que as plantas e os animais tenham que se adaptar para sobreviver e se desenvolver.