• Matéria: Química
  • Autor: eduarda57680
  • Perguntado 7 anos atrás

diferenciar do ponto de vista técnico a mineração de ferro e ouro abordando os seguintes aspectos : a) residuos gerados em ambos b) composicao química dos residuos c)potencial de contaminação gerado em um possível rompimento de barragem​

Respostas

respondido por: MarciaAguilar
6

Ao comparar a mineração do ferro e do ouro, observamos que:

A) os resíduos gerados na mineração do ferro, denominados “rejeitos de mineração”, podem ser divididos em rejeitos finos e granulares.  No beneficiamento do minério se utiliza muita água para lavar e retirar as impurezas, o que gera o produto na forma de lama. Após a deslamagem do minério de ferro são obtidos os rejeitos finos, com sílicas e argilas na composição.  Já os rejeitos granulares de minério de ferro são formados pelo próprio ferro, na forma de hematita, além do quartzo.

Já os resíduos gerados na mineração do ouro apresentam potencial de toxicidade bem mais elevado, dado que seu beneficiamento envolve o uso de metais pesados, como o mercúrio.

B) A composição química dos resíduos da mineração do ferro apresenta principalmente a hematita (Fe2O3), além da sílica e quartzo, compostos pelo dióxido de silício (SiO2). Já a composição química dos resíduos da mineração do ouro apresenta como principal componente o mercúrio (Hg).

C) os efeitos negativos ao meio ambiente gerados pela contaminação em um possível rompimento de barragem​ e liberação da lama perpassam pela alteração em vários ecossistemas. Apesar de não apresentar componentes tóxicos na concentração apresentada, ao atingir rios, a lama torna a água imprópria para o consumo. Sua presença na água pode desencadear diversos desequilíbrios ambientais nos animais e vegetais aquáticos. Além disso, o rompimento altera a atividade econômica devido ao alagamento e consequente inutilização das áreas cultiváveis.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares