Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
Considerando as explanações acerca das tipologias textuais durante a Semana de Conhecimentos Gerais, utilize as legendas e relacione corretamente os tipos textuais com os gêneros textuais apresentados.
(1) Narração
(2) Argumentação
(3) Descrição
(4) Injunção
(5) Exposição
( ) aula
( ) artigo de opinião
( ) parábola
( ) relato de viagem
( ) receita de bolo
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
3, 2, 1, 5, 4.
Alternativa 2:
4, 3, 1, 2, 5.
Alternativa 3:
5, 2, 3, 4, 1.
Alternativa 4:
5, 3, 2, 1, 4.
Alternativa 5:
5, 2, 1, 3, 4.
Respostas
Alternativa 5.
5 - Exposição. Na prática, a aula representa a transmissão de um conhecimento para os alunos. Nesta direção, o professor não faz questionamentos (o que é típico do Texto Expositivo) sobre o conteúdo passado aos alunos.
2 - Argumentação. O objetivo do artigo de opinião (que é escrito em primeira pessoa do singular ou plural) é convencer o leitor acerca dos argumentos apresentados.
1 - Narração. Na realidade, a parábola representa uma pequena narrativa sobre acontecimentos passados.
3 - Descrição. No relato de uma viagem, é possível descrever lugares, pessoas e comidas.
4 - Injunção. Basicamente, a injunção representa a forma correta (com um passo a passo) de se realizar algo. Exemplo: receita de bolo.
A alternativa correta é a letra E