• Matéria: Pedagogia
  • Autor: juci151p6ztqq
  • Perguntado 7 anos atrás

Há crianças que ingressam na leitura por meio da magia (uma magia cognitivamente desafiante) e crianças que entram na língua escrita pelo treino de habilidades básicas. Em geral, as primeiras se tornam leitoras; as outras têm um destino incerto.” (FERREIRO, 2002, p. 67).

“Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.” (LERNER, 2002, p.73)

“É a literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discute, simbolicamente, seus impasses, seus desejos, suas utopias. Por isso a literatura é importante no currículo escolar, o cidadão para exercer, plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente, mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muitos.” (LAJOLO, 2002, p.106)

Nesse contexto, a formação de professores é um componente fundamental do trabalho com a literatura infantil na sala de aula, pois a ele cabe a responsabilidade de propor situações nas quais a criança interaja permanentemente com o universo literário.
Tomando como referência os textos acima, elabore um texto apresentando a contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento de leitores, destacando, também, a importância da formação do professor.

Respostas

respondido por: henriquec1001
6

A literatura infantil é de extrema importância para o desenvolvimento da leitura e conhecimento da língua portuguesa.

Assim sendo, cabe ao professor durante a formação dos alunos promover ações na área literária fundamentadas na educação inclusiva com auxílio de práticas pedagógicas.

Nesse sentido, por meio dessa ação pode - se promover um ambiente educacional melhor e justo para todos os alunos e professores.

Bons estudos!

Perguntas similares