gente preciso de um resumo de violencia contra a mulher, pfvr, minimo 20 linhas maximo 25 linhas
Respostas
A violência contra a mulher ainda é uma grande chaga em nossa sociedade. Os números de ocorrências como essa são os que mais chamam atenção. Segundo dados divulgados pelo Instituto Avon, em parceria com o Data Popular, três em cada cinco mulheres já sofreram violência em um relacionamento. Outro dado preocupante foi mostrado pela Organização Mundial de Saúde em conjunto com a Escola de Higiene Tropical de Londres, que revelou que cerca de 35% de todos os assassinatos de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo.
No Brasil, números levantados pelo Mapa da violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil* colocaram o país em sétimo lugar em um ranking sobre violência contra a mulher em comparação com outros 83 países. A pesquisa ainda mostra que mais de 68,8% dos casos de violência ocorrem dentro de casa e, em 42,5% das ocorrências, o responsável pela agressão são parceiros ou ex-parceiros.
A violência contra a mulher é todo ato que resulte em morte ou lesão física, sexual ou psicológica de mulheres, tanto na esfera pública quanto na privada. Este tipo de violência é baseada em gênero, o que significa que os atos de violência são cometidos contra as mulheres expressamente porque são mulheres.
A violência contra a mulher pode enquadrar-se em várias categorias amplas, que incluem a violência realizada tanto por "indivíduos", como pelos "Estados". Algumas das formas de violência perpetradas por indivíduos são: Estupros, violência doméstica ou familiar, assédio sexual, coerção reprodutiva, infanticídio feminino, aborto seletivo e violência obstétrica, bem como costumes ou práticas tradicionais nocivas, como crime de honra, feminicídio relacionado ao dote, mutilação genital feminina, casamento por rapto, casamento forçado e violência no trabalho, que se manifestam através de agressões físicas, psicológicas e sociais.