• Matéria: ENEM
  • Autor: maysacaldeira
  • Perguntado 7 anos atrás

Partindo do fato de que a canção de Milton Nascimento e Lo Borges,traz entre seus possíveis significados ,uma critica a ditadura militar, analise as afirmaçoes a seguir

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
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Eis o texto:

 

Clube da Esquina ll - Milton Nascimento e Lô Borges

Porque se chamava moço

Também se chamava estrada

Viagem de ventania

Nem se lembra se olhou pra trás

Ao primeiro passo, aço, aço

Aço, aço, aço, aço, aço, aço

Porque se chamavam homens

Também se chamavam sonhos

E sonhos não envelhecem

Em meio a tantos gases lacrimogênios

Ficam calmos, calmos

Calmos, calmos, calmos

E lá se vai

Mais um dia

E basta contar compasso

E basta contar consigo

Que a chama não tem pavio

De tudo se faz canção

E o coração na curva

De um rio, rio, rio, rio, rio

E lá se vai

Mais um dia

E lá se vai

Mais um dia

E o rio de asfalto e gente

Entorna pelas ladeiras

Entope o meio-fio

Esquina mais de um milhão

Quero ver então a gente, gente

Gente, gente, gente, gente, gente

E lá se vai

Vai

Vai

Vai

E as afirmativas:

I. A repetição da palavra “aço” na primeira estrofe pode ser interpretada como alusão à repressão armada do governo então instaurado contra seus opositores, assim, os versos “Ao primeiro passo, aço, aço/Aço, aço, aço, aço, aço, aço” podem representar disparos feitos assim que o “moço” começou a movimentar-se, a agir.

II. A repetição da palavra “calmos” na segunda estrofe visa contribuir para que quem lê/ouve a música “sinta” o efeito causado pelo gás lacrimogêneo nas pessoas, assim, os homens não estão literalmente calmos, tranquilos, mas sim estão sendo contidos com o uso dessa substância.

III. Os versos “E o rio de asfalto e gente/Entorna pelas ladeiras/Entope o meio-fio/Esquina mais de um milhão” podem ser interpretados como representação das manifestações populares ocorridas contra a ditadura militar.

IV. Visando driblar a censura, o compositor buscou construir sua crítica utilizando-se da linguagem conotativa, isto é, abordando o assunto de modo literal, para que assim os censores não identificassem a mensagem política de sua composição.

I e II são verdadeiras pela mesma razão: nos dois casos há uso de um estilo específico de figura de linguagem para tentar trazer para a literatura um experiência pela qual estas pessoas passaram.

III é verdadeira. A música, lançada em 1979, já é de um período em que as críticas contra a Ditadura e as condições de vida no Brasil cresciam, de modo a representar as grandes manifestações e greves gerais.

IV é falsa. O sentido conotativo não é literal, mas figurado, e no texto há sentido figurado, e não literal.

É correta a alternativa 2.

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