• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karolarealka
  • Perguntado 7 anos atrás

A afrodescendência aborda, as identidades produzidas, por exemplo, nas religiões de matriz africana, nas diversas comunidades de terras de preto, mocambos, lugar de preto, dentre outras designações das comunidades que hoje identificam‑se como quilombolas, e nas diversas formas de expressão, coletivas ou individuais, associadas a base cultural africana. A abordagem dessas identidades envolve, também, as análises dos processos de dominação e de marginalização social da população negra – dentre eles o racismo antinegro – que acarretam consequências no campo estrutural das relações de trabalho, da cultura e da educação (CUNHA JR., 2006). Considerando o contexto apresentado, analise as asserções a seguir: I – A educação afrodescendente pode ser considerada como o processo educativo que emerge dos territórios afrodescendentes, afirma identidades étnicas, propiciou e propicia a reelaboração das culturas afro-brasileiras e inscreve as africanidades nos territórios da diáspora negra. II – A educação quilombola é compreendida, como a singularização da educação afrodescendente em quilombos, ou seja, os processos educativos que emergem desses territórios. Como a maioria das comunidades quilombolas localiza‑se no campo, incorpora, então, as especificidades (histórico, conflitos, contradições, potencialidades e demandas) desse contexto. III – Educação afrodescendente e quilombola foi e sempre será compreendida como um ato de pouca relevância, visto que atinge apenas parcelas mínimas da população. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: viniciusrm19
3

Somente as afirmativas I e II encontram-se corretas.

A educação quilombola e afrodescendente compreendem tipos de educação baseado na história afrodescendente, procurando mostrar a sua cultura e seu processo histórico, sobretudo por conta da presença de discriminação e preconceito, a fim de reduzir tais fatores.

Para isso, torna-se essencial que esteja como temáticas dentro das propostas curriculares, a fim de estimular a conscientização dos alunos.

Perguntas similares