A) está intimamente relacionado ao contraditório não-Ser
B) refere-se a verdadeira realidade, sendo impossível pensar o "não-Ser".
C) refere-se a ideia que o ser é tudo que existe, incluindo a ideia do "não-ser".
D) está baseado da permanente mudanças das coisas no cosmos
E) é compreendido pela percepção das coisas sensíveis
Alguém me ajuda, por favor.
Respostas
Sobre SER em Parmênides:
Parmênides de Eleia é um dos representantes da passagem da poesia mítica cosmogônica para a filosofia. Para ele "o mesmo é o ser e o pensar", isto é, a estrutura dos seres reais e a estrutura do pensamento são exatamente a mesma, então, as leis fundamentais que regem os seres reais e as leis fundamentais que regem o pensamento são exatamente as mesmas.
Se é impossível para o pensamento enquanto pensamento é impossível para os seres enquanto seres. É impossível para o pensamento aquilo que envolve uma íntima contradição de lógica. Por exemplo, dois mais dois serem cinco é algo que envolve uma contradição de lógica.
A) Para Parmênides o que estava intimamente relacionado ao contraditório não ser é a diferença entre pensar e perceber. Percebemos a natureza na multiplicidade e na mutabilidade das coisas que se transformam umas nas outras e se tornam contrárias a si mesmas. Mas pensamos o Ser, isto é, a identidade, a unidade, a imutabilidade e a eternidade daquilo que é em si mesmo.
B) O pensamento refere-se a verdadeira realidade. O pensamento verdadeiro exige a identidade, a não-transformação e a não-contradição do Ser. O pensamento verdadeiro não admite a multiplicidade ou pluralidade de seres, o Ser é uno e único.
C) Tudo o que existe é o ser. O Ser não muda porque não tem como nem por que mudar e não tem no que mudar, pois se mudasse, deixaria de ser o Ser, tornando-se contrário a si mesmo, o Não-Ser.
D) O que está baseado na permanente mudança no cosmos e define a Cosmologia, é o devir, isto é, a passagem de uma coisa a um outro modo de existir, contrário ao que possuía.
E) Percebemos a natureza pela percepção das coisas sensíveis, isto é, a multiplicidade e a mutabilidade das coisas que se transformam umas nas outras e se tornam contrárias a si mesmas. As aparências são ilusões dos sentidos.
Bons estudos!