Embora as atividades de alfabetização e letramento se diferenciam tanto em relação às operações cognitivas que demandam quanto, consequentemente, em relação aos procedimentos metodológicos e didáticos que as orientam, essas atividades devem desenvolver-se integradamente; se se desenvolvem de forma dissociada, ou se desenvolve letramento e não se desenvolve alfabetização, ou vice-versa, a criança terá certamente uma visão parcial e, portanto, distorcida do mundo da escrita. ” (SOARES, 2017, p. 144) ATIVIDADE AVALIATIVA CICLO 2 Considerando o fragmento acima, escreva, pautado nas aprendizagens na disciplina Letramentos e Alfabetização, o seu entendimento sobre esta afirmação..
Respostas
A alfabetização é compreendida como o processo mecânico de decodificação de termos dentro da Língua Portuguesa, os quais são desenvolvidos ao longo do processo inicial de aprendizagem.
Já o letramento se refere ao aprendizado mais complexo e é estimulado através da capacidade interpretativa dos estudantes de compreender textos, figuras de linguagem e objetos da lingua portuguesa de sentido figurado e mais aprofundadado.
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.