• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lucasenokp9ooh9
  • Perguntado 7 anos atrás

Pergunta 1

As transformações ocorridas nas sociedades industrializadas, principalmente a partir de meados do século XX, provocaram alterações na estrutura e na dinâmica das relações familiares, o que nos leva a tentar compreender a família como um sistema complexo, influenciado por múltiplos fatores e eventos internos e externos, que sofre variações em função dos contextos cultural, social e histórico. Vários fatores na atualidade contribuíram para influir na organização e configuração das famílias brasileiras atuais. Assinale a afirmativa que NÃO se relaciona a esses fatores:

a) Marcos legais como a dissolução do casamento pelo divórcio e união entre pessoas do mesmo sexo.

b) Eventos científicos no século XX, como a produção da pílula anticoncepcional, o desenvolvimento da fertilização in vitro e os exames de DNA para a paternidade duvidosa.

c)Entrada da mulher no mercado de trabalho.

d)Conceito de família a partir do domicílio, tal como delimita o censo demográfico realizado pelo IBGE.

e) Discussões impulsionadas pelos movimentos sociais (como o feminista e o LGBTQ+).


Pergunta 2

Selecione todas as afirmativas corretas.

A configuração de família em rede é um conceito desenvolvido por Sarti (2003), que propõe um outro olhar sobre família, contrariando a ideia de organização em núcleo. O conceito de família em rede perpassa o ideário de:

a) Família delimitada simbolicamente, com base num discurso sobre si própria, que opera com o discurso oficial.

b) Existência da possibilidade de buscar outras definições que, não se antecipando à sua própria realidade, permitam pensar como a família se constrói e como constrói a noção de si mesma.

c) Família como estrutura que se modela a partir do discurso oficial estruturante.

d) Família como uma realidade objetiva que é internalizada pelos sujeitos a partir de um modelo patriarcal pré-estabelecido que dita a forma das relações e as formas de ser.

e) Família como uma construção que se dá na cultura e, consequentemente, pelos sujeitos envolvidos em trama de relações.


Pergunta 3

A inscrição do gênero nos corpos é um processo decorrente do contexto de determinada cultura, sendo um elemento constitutivo de relações sociais com base nas diferenças que podem ser ressignificadas, e implicar certa subordinação de um gênero a outro,

PORQUE

nascemos biologicamente macho ou fêmea, mas nos tornamos masculinos ou femininos nas relações sociais que ocorrem no interior de redes de poder.



Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b) As duas afirmações são falsas.

c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

d) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

e) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Respostas

respondido por: alessandramach
2

1) De acordo com o enunciado, a alternativa mais adequada é a letra B:

"Eventos científicos no século XX, como a produção da pílula anticoncepcional, o desenvolvimento da fertilização in vitro e os exames de DNA para a paternidade duvidosa."

Todos os outros aspectos que foram listados nas demais alternativas contribuíram pra a nova configuração familiar, tais como a entrada da mulher no mercado de trabalho, as discussões feministas e dos grupos LGBTQ+, o divórcio, conceito de família a partir do domicílio de acordo com o IBGE, etc.

A possibilidade da fertilização in vitro, na realidade, impulsionou também essa nova configuração, uma vez que permite a casais de mesmo sexo poderem gerar uma criança ou contratarem uma barriga de aluguel.

Entretanto, as outras alternativas listadas dentro da mesma frase não fazem sentido.

Recomenda-se não postar questões muito extensas, a fim de que possa ser ajudado da melhor forma.

Espero ter ajudado!

respondido por: Anônimo
1

1 - D. Conceito de família a partir do domicílio, tal como delimita o censo demográfico realizado pelo IBGE.

2 - A. Família delimitada simbolicamente, com base num discurso sobre si própria, que opera com o discurso oficial.

B. Existência da possibilidade de buscar outras definições que, não se antecipando à sua própria realidade, permitam pensar como a família se constrói e como constrói a noção de si mesma.

E. Família como uma construção que se dá na cultura e, consequentemente, pelos sujeitos envolvidos em trama de relações.

3 - C. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira

Perguntas similares