• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lucasenokp9ooh9
  • Perguntado 7 anos atrás

Pergunta 4

A violência intrafamiliar, que ocorre no interior da família, não é fenômeno da contemporaneidade. Sabe-se que a violência no seio da família sempre existiu. O que é novo é a visibilidade, mediante denúncias e debates na sociedade. Em relação a esse fenômeno, é possível afirmar:

a) A mulher é uma das maiores responsáveis pela violência de gênero no interior da família, subjugando cônjuges em relações de poder.

b) Surras e formas de punição não são mais usadas pelas famílias hodiernas como medidas educativas, sendo práticas criticadas e rejeitadas nas relações parentais.

c) A esmagadora maioria de agressores é de homens e, no caso de crianças, quando se referem ao abuso sexual, a dos abusadores é do sexo masculino. No caso de agressão física contra crianças, as agressoras são, em sua maioria, mulheres.

d) A violência contra crianças e adolescentes não ocorre na forma de negligência e violência psicológica, mas tão somente na forma de violência física, violência sexual e abuso sexual.

e) A família é espaço protegido contra violência de gênero, lugar privilegiado de segurança para mulheres e crianças. Famílias representam as possibilidades de romper com círculos de violência.


Pergunta 5

Educação Infantil como direito da criança de 0 a 6 anos e de suas famílias é uma conquista recente, sendo, atualmente, objeto de discussão e investigações a função das instituições dedicadas à educação da infância nos dias atuais e como devem se dar as relações dessas instituições com as famílias. Sobre a relação da família e da comunidade com as instituições de Educação Infantil, analise as seguintes afirmações:

I. O diálogo e a parceria com as famílias das crianças nas instituições de Educação Infantil são elementos que se constituem naturalmente, não requerendo estratégias para sua existência.

II. A relação entre as instituições e a família é permeada por conflitos, demandando esforços para que vínculos de parceria e confiança sejam estabelecidos.

III. Cabe aos profissionais da Educação Infantil promover espaços na instituição para que crianças, famílias e comunidade possam vivenciar aspectos da sua cultura e valorização da instituição.

IV. O contato das famílias com a instituição de Educação Infantil deve acontecer por meio de chamados ou de convocações para discussão das queixas sobre as crianças e para solicitação de ajuda material.

V. Pais e professores precisam discutir parcerias em prol do desenvolvimento da criança, e isso deve estar previsto no Projeto Político-Pedagógico das instituições de Educação Infantil.

VI. A instituição de Educação Infantil apresenta-se com o intuito de produzir e reproduzir uma homogeneidade cultural que se organiza para se sobrepor à cultura familiar.

VII. O vínculo entre família e escola é importante para que as crianças se sintam seguras com a harmonia entre os adultos que lhe são referências.

VIII. A APM e o Conselho de Escola precisam ter seus papéis e funções melhor compreendidos, tanto pela família como pela equipe escolar.

A alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS é:

a) II, III, VI, VII e VIII.
b) III, IV, V, VII, VIII.
c) I, III, V, VII e VII.
d) I, V, VI, VII e VIII.
e) II, III, V, VII e VIII.


Pergunta 6

A educação escolar é contínua à educação familiar, na medida em que oferece prosseguimento à formação do indivíduo, em relação a seus valores para a vida e para o trabalho,

MAS

é descontínua em relação aos objetivos e procedimentos, principalmente, na perspectiva de desenvolvimento dos indivíduos para a adaptação e colaboração com o desenvolvimento científico-tecnológico da sociedade.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
d) As duas afirmações são falsas.
e) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

Respostas

respondido por: Anônimo
1

4- c) A esmagadora maioria de agressores é de homens e, no caso de crianças, quando se referem ao abuso sexual, a dos abusadores é do sexo masculino. No caso de agressão física contra crianças, as agressoras são, em sua maioria, mulheres.

5- e) II, III, V, VII e VIII

6- c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Perguntas similares