“A ampliação de temas de estudo e de possibilidades teórico- metodológicas tem auxiliado o pesquisador a refletir cada vez mais sobre os fatores que interferem na construção do conhecimento histórico. (...) Tais reflexões têm fortalecido a consciência do historiador de que exerce um papel ativo na elaboração do conhecimento e de que as formas de estudar o passado são plurais.” (BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: História.Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 31.) As alternativas a seguir indicam características do processo de construção do conhecimento histórico, à EXCEÇÃO de uma.
Respostas
As alternativas são:
A - A metodologia de pesquisa empregada.
B - A escolha das hipóteses iniciais de trabalho.
C - A seleção das fontes de pesquisa analisadas.
D - A opção estilística para organizar a exposição.
E - As formas de interpretação de obras historiográficas pelos leitores.
É correta a alternativa D.
Não surge em momento algum do trecho um debate sobre o estilo em que a História é escrita ou como devem ser escritas as obras acadêmicas nesta disciplina.
Não é, também, o tema muito comumente levantado como importante no desenvolvimento construtivo do conhecimento histórico, sendo, quando muito, abordado apenas como um detalhe menor, sem importância fundamental e que não determina no processo, sendo uma característica, no máximo, acidental.
Resposta:
é correta a alternativa E
eu respondi na prova da faculdade e tava certo
Explicação: