alguem pode me ajudar e pra entregar segunda ?
pesquisa e conceituar o processo de revolução na sociedade
Respostas
Revolução social
A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, demonstra artisticamente um exemplo de revolução social.
No vocabulário do socialismo libertário e do anarquismo, uma revolução social é uma revolução "de baixo para cima" - em oposição às guiadas por partidos de vanguarda ou puramente políticas - com o objetivo de reorganizar toda a sociedade revolução social significa a reorganização da vida industrial e econômica do país e, consequentemente, também de toda a estrutura da sociedade.
expressão "revolução social" pode ser utilizada para se referir a uma grande mudança na sociedade, como a Revolução Francesa, o Movimento Americano por Direitos Civis e a reforma hippie e/ou da contracultura nos anos 1960 sobre o credo religioso, identidade pessoal, liberdade de expressão, música e arte, moda, ambientalismo e decentralização da mídia.
Conceito
É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras. No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda.
Pode ser uma das duas a 1fala de Revolução na sociedade já a 2falar de Revolução em um todo
REVOLUÇÃO
Revolução (do latim revolutìo,ónis, "ato de revolver") é uma mudança abrupta no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade que ocorre em um período relativamente curto de tempo.[1] O termo é igualmente apropriado para descrever mudanças rápidas e profundas nos campos científico-tecnológico, econômico e comportamental humano revoluções são geralmente reconhecidos como tendo transformado em sociedade, cultura, filosofia e tecnologia muito mais do que sistemas políticos; são também conhecidas como revolução sociais.
- Conceitos
Editar
Segundo o Dicionário Houaiss a palavra revolução é datada do século XV e designa: "grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais".[2]
Aristóteles descreveu dois tipos de revolução política:
Completa mudança de uma constituição para outra
Modificação de uma constituição existente.[3]
As revoluções tem ocorrido durante a História da humanidade e variam muito em termos de métodos, duração e motivação ideológica. Podem dar-se por formas pacíficas ou violentas. Seus resultados incluem grandes mudanças na cultura, economia, e drástica mudança das instituições e ideários sócio-políticos. O pensador comunista italiano Antonio Gramsci (1891-1937) desenvolveu o conceito de "revolução passiva"[4] (ou "revolução sem revolução").[5]
Debates acadêmicos sobre o que constitui e não constitui um foco de revolução são feitas em torno de várias questões.
Os primeiros estudos das revoluções principalmente analisados eventos na história da Europa de uma perspectiva psicológica, mas exames mais modernos incluem eventos globais e incorporar as perspectivas de várias ciências sociais, incluindo sociologia e ciência política.
Várias gerações de pensamento acadêmico sobre as revoluções têm gerado muitas teorias concorrentes e contribuiu muito para a atual compreensão desse fenômeno complexo.