Respostas
Olá!
Resposta mais resumida:
- Os protestantes criticavam:
- A prática da simonia, que era a venda de relíquias religiosas, muita das vezes falsas.
- Venda da Indulgências, que era a venda do perdão pelos pecados cometidos.
- Falta de preparo de boa parte do clero católico.
Resposta Detalhada:
- As principais críticas dos protestantes à igreja eram:
→ Venda de relíquias sagradas: Para obter recursos econômicos, membros do alto clero iludiam milhares de cristãos por meio do comércio de relíquias sagradas, em geral falsas. Essa prática era conhecida pelo nome de simonia. Nessas transações, eram vendidos, por exemplo, "espinhos" que coroaram a fronte de Cristo, "palhas da manjedoura" de Jesus, planos embebido no "sangue do rosto do Salvador", objetos pessoais dos santos, entre outro.
→ Venda de indulgências: Membros da Igreja também negociavam indulgências, isto é, o perdão dos pecados. Assim, os fiéis poderiam comprar a "salvação eterna" mediante determinado pagamento, destinado às obras da Igreja.
→ Falta de preparo do clero: Boa parte dos sacerdotes, especialmente do baixo clero, desconhecia a própria doutrina católica e demonstrava falta de preparo intelectual para as funções religiosas, fragilizando ainda mais a imagem da Igreja. A ignorância e o mau comportamento do clero não eram problemas menores, principalmente quando se considera que, como pretendia a Igreja, os sacerdotes deveriam cumprir o papel de intermediários entre os seres humanos e Deus.
Espero ter ajudado!