Respostas
Em tempos em que o pensador Edgar Morin nos lembra da necessidade que a educação tem de “… ensinar a identidade terrena e o destino planetário do gênero humano…”, é muito importante estabelecer um diálogo com você sobre a Amazônia. Um diálogo por meio dos textos que compõem este livro.
No Estado do Pará, a disciplina que atende ao artigo da LDB, anteriormente mencionado, chama-se Estudos Amazônicos e, até onde sabemos, a falta de livros didáticos sobre a Amazônia brasileira e particularmente sobre o Estado do Pará é um desafio a ser enfrentado pela maioria dos professores e professoras que trabalham com as questões pertinentes aos temas amazônicos. Desejo profundamente a breve mudança desta realidade.
Por tais razões, tomei a iniciativa de escrever este livro. Elaborado com muito esforço, para ser utilizado nas aulas de Estudos Amazônicos, do 6º ao 9º ano, séries finais do Ensino Fundamental.
Sei que há municípios do interior do Estado do Pará que retiraram da matriz curricular a disciplina Estudos Amazônicos, em boa parte por falta de material didático adequado, o que é lamentável. Aos gestores desses municípios, meu desejo de que reincluam a disciplina em suas escolas. Afinal, é muito importante conhecermos a nossa casa, a Amazônia.
Espero que os assuntos aqui selecionados, bem como as propostas de trabalho docente apresentadas, possam ajudar meus colegas professores e professoras e seus alunos e alunas nas aulas de Estudos Amazônicos.
Resposta:
os problemas ambiental na geram problemas sociais especialmente para as comunidades tradicionais que depende desses recursos para a sua sobrevivência