• Matéria: Português
  • Autor: zanna0812pdxb9b
  • Perguntado 7 anos atrás

Começemos definindo a autonomia. Autonomia é um termo polissêmico. Para a moralidade, dois sentidos devem ser lembrados. O primeiro liga se à questão da liberdade: é autônomo quem goza de liberdade, seja porque suas ações não são decorrentes de uma forma de poder exterior ao sujeito, seja porque não é irremediavelmente determinado por forças internas sobre as quais a vontade não exerce influência alguma. Exemplos: uma pessoa coagida, sob ameaça de fuzilamento, a ir para a guerra, não é autônoma, como não são autônomos os animais, por terem suas ações determinadas pelo instinto, e não por sua consciência. Como ações devidas a alguma relação de poder não integram, como vimos, a moralidade, só nos interessa a relação energética/ consciência. Se considerarmos que o fato de experimentar todo e qualquer sentimento não depende do poder da consciência, teríamos que a autonomia é inapelavelmente impossível. Mas assumir essa tese equivaleria a não distinguir forças afetivas que de fato se impõem à consciência − sem que esta as possa influenciar ou modificar − daquelas que sofrem uma ação reguladora da razão.

Fonte: LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento humano: contribuições da psicologia moral.Psicol. USP, São Paulo , v. 18, n. 1, p. 11-36, Mar. 2007

Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
A partir da responsabilidade construímos a dependência, pois o sujeito responsável dá conta dos seus próprios atos, e esta ação está ligada a autorregulação.

b.
Para refletirmos sobre a autonomia como uma conduta moral, necessitamos compreender a estrutura cognitiva e equilibração na teoria freudiana, pois a partir destes conceitos acrescenta-se a autorregulação.

c.
É a psicologia moral que nos auxiliará na compreensão da autonomia, concomitante a responsabilidade. É por meio dos processos psíquicos é que se legitimam as regras e os valores morais.

d.
A responsabilidade é um valor imoral, pois leva o sujeito a descumprir seus deveres.

e.
A autorregulação é uma estrutura que o sujeito constrói somento por meio de sua interação com o meio no qual está inserido. (Incorreto)

Respostas

respondido por: hsuwheydkdhkdbxusndg
2

letra B espero ter ajudado


leticiasales181: ERRADP
leticiasales181: ERRADO
thamyrislima: A resposta: É a psicologia moral que nos auxiliará na compreensão da autonomia, concomitante a responsabilidade. É por meio dos processos psíquicos é que se legitimam as regras e os valores morais.
respondido por: thamyrislima
25

Resposta:

É a psicologia moral que nos auxiliará na compreensão da autonomia, concomitante a responsabilidade. É por meio dos processos psíquicos é que se legitimam as regras e os valores morais.

Perguntas similares