O trabalho escravo nas minas tinha singularidade, era uma realidade bem distinta das áreas agrícolas. O complexo meio social lhe permitia maior iniciativa e mobilidade.
Acerca da singularidade citada, é correto afirmar que
Origem: FGV
a) o Regimento das Minas, publicado em 1702, determinava que depois de sete anos de cativeiro, os escravos da mineração seriam automaticamente alforriados.
b) a presença de escravos nas regiões mineiras foi pequena, pois a especialização da exploração do ouro exigia um número reduzido de trabalhadores.
c) a dinâmica da economia mineira, no decorrer do século XVIII, comportou o aumento do número das alforrias pagas, gratuitas ou condicionais.
d) a exploração aurífera nas Minas Gerais organizava-se por meio de grandes empresas, o que impediu a formação de quilombos na região.
e) a preponderância do trabalho livre na mineração do século XVIII permitiu melhores condições de vida para os escravos indígenas e africanos.
Respostas
Alternativa: c). Pois a economia mineira teve como conseguinte o aumento do número das alforrias pagas.
Sobre os aspectos do ciclo do ouro que ocorreu na região de Minas Gerais, temos que a resposta certa é a:
c) a dinâmica da economia mineira, no decorrer do século XVIII, comportou o aumento do número das alforrias pagas, gratuitas ou condicionais.
Isso porque no fim do século XVII o Brasil experimentou o fim do ciclo do açúcar e passou a ter como principal produto o ouro.
Nesse sentido, temos que a região de Minas Gerais passou a ser a grande produtora de ouro que servia especialmente para o mercado externo que ornava as igrejas e prédios da Europa.
Importante notar ainda que os altos impostos cobrados pelos portugueses em cima do ouro bem como as limitações para o garimpo criaram uma grande insatisfação da população o que culminou na inconfidência mineira que tinha como objetivo separar Minas Gerais do Brasil.
você pode ler mais em: brainly.com.br/tarefa/18549187
espero ter ajudado!