World Health Organization, define qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto de sua cultura e no sistema de valores em que vive e em relação a suas expectativas, seus padrões e suas preocupações”, a complexidade de tal constructo se explicita a partir da compreensão de sua multidimensionalidade e subjetividade, o que atesta os desafios técnicos e metodológicos de sua avaliação. O termo é abrangente e diz respeito ainda ao modo como as pessoas vivem, sentem e compreendem seu cotidiano, relacionando, portanto, saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e participação nas decisões que lhes dizem respeito e determinam como vivem o mundo.
Considerando o contexto apresentado avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A forma de compreender a qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e modifica-se ao longo da vida. É um dos assuntos de maior destaque na atualidade, sendo discutido e estudado desde o meio acadêmico, científico, político, imprensa escrita e falada, até a população em geral. São múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas em comunidade.
PORQUE
II. Para os adultos e jovens, a qualidade de vida pode ter um sentido, de forma a prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida, enquanto para idosos, as ações têm caráter biológico do envelhecimento, a independência física, a saúde psicológica, melhoria da funcionalidade entre outras, provocam outro sentido na qualidade de vida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
alguem sabe a resposta?
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Explicação:
corrigido pelo AVA
Sobre o conceito de qualidade de vida estabelecido por cada pessoa, de acordo com os pressupostos da World Health Organization, ou, Organização Mundial da Saúde, as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa D.
I - Verdadeiro - Cada pessoa constrói ao seu modo, e conforme o seu contexto histórico e social, o seu conceito de qualidade de vida, pois para um cidadão das periferias de São Paulo, isso pode se relacionar ao direito de sair e voltar de casa em segurança, assim como poder desfrutar de um emprego para pagar suas contas.
Já um morador do bairro Alphaville, pode considerar que qualidade de vida é a oportunidade de viver pelos melhores restaurantes, fazer vários procedimentos estéticos, frequentar praias e shoppings etc, pois segurança não é uma de suas preocupações principais.
II - Verdadeiro - Diferentemente dos jovens, a autonomia é o melhor indicativo de qualidade de vida para os idosos, pois consideram que a dependência absoluta dos cuidados de alguém pode não ser a forma ideal de viver.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/25807398
Bons estudos!