1)
Leia o excerto a seguir: "[...] uma diferença entre o cinema e a televisão deve ser bem demarcada. Enquanto a indústria cinematográfica produz uma mercadoria cultural que deverá ser explorada e difundida por vários anos, a indústria televisiva [...] tem a tendência de produzir programas que se consomem no instante de sua difusão." (BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. 7 ed. SP: Contexto, 2002. p.152)
Sobre o uso das imagens em movimento no ensino de história, analise as afirmativas a seguir:
I – Dentre as imagens em movimento que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da história destacam-se o telejornal e a teledramaturgia, uma vez que não é recomendado o trabalho com o cinema.
II – Ao analisar imagens em movimento em sala de aula o professor deve considerar elementos tais como, intenção do diretor, conteúdo de sua narrativa, forma, montagem, enquadramento e trilha sonora, dentre outros.
III – A análise de imagens em movimento favorece o ensino de história na medida em que a obra é examinada como um trabalho acabado e pelos efeitos que produz.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas I e II.
c)
apenas II e III.
d)
apenas I e III.
e)
I, II e III.
2)
No decorrer dos últimos trinta anos uma das principais discussões, na área da metodologia do ensino de história, tem sido o uso de diferentes linguagens e fontes no estudo dessa disciplina. Esse debate faz parte do processo de crítica ao uso exclusivo de livros didáticos tradicionais e do movimento historiográfico que se caracterizou pela ampliação do uso de fontes documentais.
Sobre o uso da música no ensino de história, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
No trabalho com a música em sala de aula podemos fazer uso do mesmo procedimento de análise empregado no trabalho com o documento escrito.
b)
Ao utilizar a música em sala de aula podemos fazer uso do mesmo método de análise empregado no trabalho com as imagens.
c)
No trabalho com a música em sala de aula deve-se considerar que este tipo de documento possuiu uma linguagem específica, exigindo um método de análise adequado.
d)
Ao utilizar a música no ensino de história o professor deve concentrar a análise na letra, ignorando a melodia, a sonoridade e a autoria.
e)
Ao utilizar a música em sala de aula deve-se desconsiderar o contexto de formulação, produção, circulação e consumo da música.
3)
Leia o excerto a seguir: "Nos diversos níveis e graus de ensino é possível desenvolver trabalhos interdisciplinares de história e literatura adequados ao universo da criança e do adolescente sobre diversos temas e problemas. [...]" (FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. SP: Papirus, 2003. p.166)
Sobre o uso da literatura como documento histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalho com a literatura permite múltiplas leituras e pode gerar debates acerca da questão da "verdade".
II- O trabalho com a literatura como documento histórico é uma opção metodológica que pode contribuir para integrar professores de diferentes áreas e transpor as rígidas fronteiras das disciplinas escolares.
III- O trabalho com a literatura como documento histórico contribui para desenvolver o gosto pela história, mas não incentiva a leitura.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas II.
c)
apenas I e II.
d)
apenas II e III.
e)
I, II e III.
4)
A imagem pode ser utilizada como fonte documental, contudo para conhecer seus significados é necessário recorrer a técnicas de análise e interpretação adequadas.
Sobre os níveis de análise propostos por Erwin Panofsky, relacione a primeira coluna com a segunda:
(1) Tema primário ou natural.
(2) Secundário ou convencional.
(3) Significado intrínseco ou conteúdo.
(a) É tido pela determinação de princípios que evidenciam a atitude possível no período, no lugar, na classe social ou na crença religiosa do autor.
(b) É conhecido através de alguns significados, trata-se da combinação entre os motivos artísticos e os assuntos e conceitos.
(c) Trata-se da identificação das formas puras, como as configurações de linha e cor ou materiais utilizados, como pedaços de bronze e pedras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas:
Alternativas:
a)
1b – 2a – 3c
b)
1c – 2b – 3a
c)
1a – 2c – 3b
d)
1b – 2c – 3a
e)
1c – 2a – 3b
Respostas
1c, 2c,3c,4b,5d.essa e a Av 2
QUESTÃO 1
c) apenas II e III.
Afirmativa I: FALSA, o trabalho com o cinema não só é recomendado na escola como é uma das formas auxiliares mais eficientes de ensinar história.
Afirmativa II: VERDADEIRA, deve-se levar em consideração estes elementos, que parecem técnicos, para explicar o conceito de contexto histórico e produção historiográfica.
Afirmativa III: VERDADEIRA, de modo a demonstrar, de forma prática, como um evento histórico se desenrola como algo que tem relação com o que veio antes.
QUESTÃO 2
c) No trabalho com a música em sala de aula deve-se considerar que este tipo de documento possuiu uma linguagem específica, exigindo um método de análise adequado.
Por ter uma linguagem específica, a trabalho com a música exige que o professor utilize métodos de análise que se adequem a esse tipo de linguagem.
QUESTÃO 3
c) apenas I e II.
A afirmativa III está incorreta, pois, além de contribuir para desenvolver o gosto pela história, o trabalho com a literatura como documento histórico consequentemente acaba incentivando a leitura.
QUESTÃO 4
b) 1c – 2b – 3a
Associando:
(1) Tema primário ou natural.
(c) Trata-se da identificação das formas puras, como as configurações de linha e cor ou materiais utilizados, como pedaços de bronze e pedras.
(2) Secundário ou convencional.
(b) É conhecido através de alguns significados, trata-se da combinação entre os motivos artísticos e os assuntos e conceitos.
(3) Significado intrínseco ou conteúdo.
(a) É tido pela determinação de princípios que evidenciam a atitude possível no período, no lugar, na classe social ou na crença religiosa do autor.
Bons estudos!