Respostas
Existem dois tipos de Retículo Endoplasmático:
Retículo Endoplasmático Rugoso (RER): é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – os ribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol).
Retículo Endoplasmático Liso (REL): é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa.
Os dois tipos de retículo estão interligados e a transição entre eles é gradual.
Tem funções de Produzir lipídios, desintoxicação, armazenar substâncias e produzir proteínas.
O retículo endoplasmático ( RE ) é uma rede ramificada de diferentes cavidades nas células eucarióticas. Assim, você pode encontrar a organela celular em quase todas as células vegetais e animais. Lá é distribuído em grandes partes do interior da célula. O retículo endoplasmático é circundado por membranas e conectado ao núcleo por poros nucleares.
Você pode distinguir entre dois tipos: o retículo endoplasmático rugoso ( ER rugoso ) e o retículo endoplasmático liso ( ER liso ). Em contraste com o RE liso, o RE rugoso tem “pequenas esferas”, os ribossomos, em sua superfície.
As duas formas também diferem em sua função. O RE rugoso está envolvido principalmente na produção ( biossíntese de proteínas ) e no dobramento de proteínas. A tarefa do RE liso é produzir várias substâncias, como ácidos graxos ou hormônios, e desintoxicar a célula.
Mais sobre retículo endoplasmático:
https://brainly.com.br/tarefa/3366168