“Punição, reparação e mudança”
Na tarde de 25 de janeiro, uma sexta-feira, espalhou-se pelo país uma notícia que, em um primeiro momento, soou a cada brasileiro como inverossímil, pois não pensávamos que reviveríamos uma catástrofe como a ocorrida há apenas três anos. Confirmada a informação, ainda alimentamos a esperança de que os relatos seguintes nos afastariam de tamanho horror.
Com o passar das horas, foram se revelando as dramáticas dimensões humanas, sociais e ambientais causadas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, em Brumadinho (MG). Proporções que, na realidade, até este momento — um mês após o desastre— ainda não podem ser mensuradas.
Se os danos ainda não são integralmente conhecidos, cristalina é a definição que se deve dar ao episódio: criminoso! E assim tem sido tratado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Custa-nos crer que, no contexto das atividades de uma das maiores mineradoras do mundo, haja espaço para desastres dessa natureza.
O Ministério Público vem adotando estratégias de atuação para priorizar ações voltadas a um diagnóstico socioeconômico que subsidie as medidas emergenciais de redução de vulnerabilidade dos atingidos, o levantamento para recuperação dos danos ambientais e a apuração de responsabilidades pela tragédia.
Pelo acordo, a Vale terá de pagar o valor correspondente a um salário-mínimo, a título de renda de manutenção, a todas as pessoas residentes no município e nas localidades que estiverem a até aproximadamente um quilômetro do leito do rio Paraopeba. Foi a primeira batalha vencida.
A tragédia reacendeu a luz sobre uma questão primordial: a necessidade de alterações profundas no marco legal que regulamenta a atividade de mineração no país. (Folha de São Paulo, 25 fev. 2019, Antônio Sérgio Tonet, adaptado).
06. A metonímia é quando uma palavra é utilizada em lugar da outra, para designar algo que mantém relação de “proximidade” com o referente da palavra substituída. No texto supracitado, percebe-se o emprego desse recurso em:
Escolha uma:
a. Proporções (2º parágrafo)
b. Tragédia (6º parágrafo)
c. Confirmada (1º parágrafo)
d. Vale (5º parágrafo)
Respostas
respondido por:
1
A Metonímia pode ser compreendida como uma figura de linguagem, que por intermédio do uso de uma palavra no lugar de outras, designa algo que tem proximidade além de relação com o que seria dito.
Sendo assim, podemos identificar a ocorrência de metonímia no seguinte momento: a. Proporções (2º parágrafo) . Isso porque a palavra proporções está fazendo grande relação com a palavra: "dimensões", em se tratando das dramáticas relações citadas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás