4)
"O que se chama de Revolução Industrial na Europa nos séculos XVIII e XIX não é uma revolução puramente industrial, nem começou repentinamente nesses séculos. Foi um processo lento de transformação que se desenvolveu desde o século XV e atingiu grandes setores da produção, como o mineiro, o metalúrgico e o têxtil."
TOMAZI, Nelson Dacio; ROSSI, Marco Antônio. Sociologia para o ensino médio. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p.229.
Entre as características e consequências da Revolução Industrial, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) As fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas.
( ) Aceleração da produção de mercadorias, que passaram a ser produzidas em larga escala.
( ) Estimulou o crescimento do meio rural — que tiveram que se adaptar ao grande contingente de pessoas que passaram a viver nas cidades em busca de emprego nas fábricas.
( ) Exigiu uma demanda cada vez mais alta por matéria-prima, mão de obra especializada para as fábricas e mercado consumidor.
A ordem correta do Verdadeiro ou Falso é:
Selecione uma alternativa:
a)
V, V, V, V.
b)
V, V, F, V.
c)
V, F, F, F.
d)
F, F, V, V.
e)
F, V, F, V.
V, V, F, V.
Respostas
a resposta correta corrigida pelo AVA é opção
B
( ) V V B F V
De fato a alternativa B está correta.
Naquele período em que a revolução industrial entrou em ascensão, o meio rural passou a ter um desenvolvimento mais lento que o crescente nas metrópoles, marcando uma grande diferenciação entre os dois espaços.
Podemos traçar um paralelo da Revolução Industrial e as fases que a seguiram com o pensamento acerca do liberalismo, que parte do pressuposto que a organização da sociedade deve pertencer a civilização e a busca por melhores condições.
Para finalizar, atualmente o meio rural também cresceu bastante, porém, o desenvolvimento da cidade ainda sim acompanha um fluxo mais dinâmico, com mais empregos, oportunidades de estudo, especialização além do crescimento urbano.
V, V, F, V.