Cluster, no Brasil, também é objeto de pesquisa de diversos autores. Dois desses autores (Fensterseifer e Wilk, 2005), estudaram um cluster do segmento vitivinícola do Rio Grande do Sul. Por meio de de seus estudos, esses autores propuseram a classificação dos recursos de um cluster em três modalidades: (1) recursos singulares, (2) recursos sistêmicos e (3) recursos de acesso restrito. Considerando essas conclusões, leia as afirmativas a seguir:

​FENSTERSEIFER, J. E.; WILK, E. O. Visão da Firma Baseada em Recursos, Clusters e Performances: um estudo no setor Vitívinícola do RS. 2005, Brasília.

I. Por recursos sistêmicos, entende-se aqueles que são de propriedade das firmas, individualmente influenciando a competição entre firmas dentro de um cluster.
II. Considerando recursos sistêmicos, temos as competências que originam-se em uma organização e reverberam por todas as outras.
III. Os recursos restritos não pertencem a nenhum proprietário, mas contribuem para a diferença de performance entre as empresas que constituem um cluster.
IV. Contratos de longo prazo, história familiar e não negociabilidade são características que marcam os recursos singulares e que não pertencem a nenhuma firma individualmente.


É correto o que se afirma apenas em:

Respostas

respondido por: makmorales
3

I. Falso. Os recursos sistêmicos não são de propriedade das firmas de forma individual, eles são compartilhados por um conjunto de firmas.

II. Verdadeiro. Os recursos sistêmicos são competências que originam-se em uma organização e são posteriormente compartilhadas por todas as outras.

III. Verdadeiro. Os recursos de uso restrito não são de um proprietário específico, mas acabam fazendo a diferença para as empresas que constituam um cluster.

IV. Falso. Contratos de longo prazo, história familiar e não negociabilidade são características que marcam os recursos singulares e que SIM, pertencem às firmas individualmente.

Abraços!

respondido por: neidemodas
3

Marquei a opção II e III.


maria78marli: concordo também marquei a alternativa 3 , II e III, pag. 29 e 30
Perguntas similares