Respostas
Lamarck foi um dos primeiros naturalista a fornecer uma base teórica plausível para a hipótese empregada anteriormente pelo médico Erasmus Darwin (de que os seres se modificavam, indo de encontro ao ficamos existente na época). Lamarck, foi um intelectual bastante reconhecido pelo Estado e, por isso, sua obra Philosophie Zoologique teve considerável aceitação no meio acadêmico.
Em sua obra, Lamarck apresentou diversas ideais novas que, até então, não existiam no meio científico. Por isso, pode-se dizer que Lamarck foi um importante marco para o o início do que hoje nós conhecemos como o estudo da evolução das espécies.
De maneira resumida, em Philosophie Zoologique, Lamarck apresenta as seguintes ideias:
•Os seres tendem ao aumento de complexidade;
•Mediante a necessidade que se faz sentir e se mantêm, um órgão surfe e se desenvolve para atender esse quesito;
•O uso ou o desuso de determinadas estruturas estão intrinsecamente associados à atrofia ou ao desenvolvimento
•Transmissão do que foi adquirido aos descendentes.
*OBS.: é interessante mencionar que Lamarck comentou o fato de que tais mudanças seriam lentas e graduais, sendo a percepção dessas mudanças difícil se tratando apenas de uma geração.
#Atualmente: hoje, conseguimos desmentir muitas das ideias empregadas por esse naturalista. Contudo, é de se considerar a enorme influência e sobretudo contribuição feita, por ele, para toda a estruturação da teoria evolutiva. Lamarck construiu suas interpretações a partir de pouquíssimas referência existentes na época; então, é de se esperar que ela poderia apresentar alguns aspectos mal explicados. Ainda assim, ele aceitou quando falou que havia uma relação entre natureza e indivíduo (claro, a interpretação mais correta/aceita só foi empregada posteriormente por Darwin) e além disso, propôs que a idade da Terra deveria ser muito maior do que a considerada na época, tendo em vista que as modificações graduais dos seres vivos "não teriam dado tempo de ocorrer".