A beleza e a feiura do mundo, a realidade e o sonho, fazem parte da arte. A obra artística, enquanto objeto produzido pelo homem, revela o próprio homem - quem ele é e o que pretende ser, aquilo que faz e o que pretende fazer, aquilo de que gosta e o que lhe desgosta, o que lhe dá prazer e o que causa dor. O subjetivo torna-se objeto e o objeto remete ao sujeito.
Com base no conteúdo estudado na Unidade 1 e em seus conhecimentos prévios, responda aos itens a seguir:
1. Apresente, de forma clara e embasada, os conceitos de Estética, de Belo e de Feio.
2. Você acredita que os conceitos de Belo e Feio são fixos ou acha que eles mudam com o passar do tempo? Cite um exemplo de obra, artista ou movimento que já foi desvalorizado, ou um que você acredita que obterá reconhecimento algum dia. Justifique a escolha de seu exemplo
Respostas
respondido por:
3
1 - Para a Estética há, basicamente, duas definições de Belo e Feio. Para os essencialistas, Belo é aquilo que obedece a certos padrões superiores de produção artística, que agradariam ao gosto refinado, e Feio aquilo que os repugnaria.
Para a concepção mais moderna, Belo seria o que simplesmente agrada ao gosto e atende a uma estrutura social pré-definida, e Feio o que o repugna.
2 - Os conceitos de Belo e Feio não são fixos, e sim mudam com o passar do tempo. Um exemplo disto é a arte de Van Gogh, que foi considerada "inferior" em sua época e hoje é considerada bela e exibida em diversos museus.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás