Respostas
ALGLICANISMO: O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas. Além disso, o poder exercido pela Igreja Anglicana concedeu condições para que o Estado se apropriasse das terras em posse dos clérigos católicos.
LUTERANISMO: O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha. O monge, então católico, contestou alguns pontos da doutrina católica, manifesto conhecido como 95 teses, no qual dentre várias objeções ao catolicismo, enfatiza especialmente o pagamento de indulgências - remuneração paga à igreja pelos fieis em função do perdão dos seus pecados.
Com isso, Lutero pretendia reformar e, não, dividir a igreja católica, mas a sua iniciativa não foi aceite e como consequência da publicação das 95 teses que Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, o mesmo foi excomungado anos depois pelo Papa Leão X.
CALVINISMO: O Calvinismo é um movimento protestante conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que ao se converter ao Protestantismo em 1533, propaga a sua crença teológica dando continuidade à Reforma Protestante então iniciada em 1517 por Martinho Lutero .
O Calvinismo foi influenciado pelo Luteranismo. Calvino era ainda criança quando a Reforma Protestante teve início, mas se tornou um defensor do movimento despoletado por Lutero e, por isso, foi perseguido por ocasião da Inquisição.